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Como funciona o Facebook Ads?

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta que foi criada para montar campanhas publicitárias  dentro do Facebook. Ele é utilizado para atingir seus possíveis clientes desde que eles estejam utilizando a rede social.

O facebook é a rede social mais conhecida e tem um grande número de usuários. Seu potencial para atrair leads é muito grande. Mas para que você possa alcançar seus potenciais clientes é preciso investir tempo e dinheiro.

Utilizar o Facebook Ads para chegar até seus possíveis clientes ou seguidores  é muito utilizado por várias empresas hoje. Mas você sabe como funciona o Facebook Ads?

Neste conteúdo você vai saber tudo sobre este assunto e tenho certeza que vai te ajudar a montar suas campanhas no Facebook Ads.

 

Como funciona o Facebook Ads?

Com o Facebook Ads as suas campanhas alcançarão seu público com mais facilidade. Isso quer dizer que ao criar um anúncio dentro do Facebook Ads, ele só irá atingir pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço. Isso acontece graças a segmentação onde ao criar um anúncio você pode definir público, localização demográfica, gênero, idade, e também pode determinar interesses e assim você pode chegar até seu consumidor com mais facilidade.

Com anúncios mais segmentados as chances de chegar até seu público aumenta, mas lembre-se de criar uma segmentação com base no seu consumidor alvo.

Caso fique com dúvida sobre o tipo de segmentação que deva criar, você pode criar anúncios com segmentações diferentes e depois pode analisar seus anúncios para saber qual teve a melhor performance.

Assim você sabe em qual segmento você deve fazer ajustes ou até mesmo cancelar.

Não fique achando que basta fazer uma campanha e após dois dias os resultados já vão aparecer, esse é um tempo muito curto para se obter um resultado. Teste por no mínimo uma semana para saber quais anúncios estão performando melhor.

 

Porque investir em Facebook Ads?

Investir em Facebook Ads é uma escolha que vai de acordo com o seu produto ou serviço. Hoje em dia todos querem aparecer no facebook, mas quando investem e não tem retorno simplesmente desistem sem nem ao menos saber se a comunicação utilizada foi a correta. Testar todos os aspectos é fundamental!

Para que seu investimento não seja mal usado você deve ter a certeza de que seu público está utilizando a rede social, então você com toda certeza deve saber quem é seu público de interesse. Bom não fique preso naquela de que se todos estão fazendo vou fazer também.

Uma das melhores coisas de se utilizar o facebook para anunciar é a segmentação de qualidade. No Facebook Ads você cria anúncios direcionados para seu público alvo sem erro, pois só ele tem a possibilidade de monitorar páginas que um perfil curtiu.

Outra coisa que ele te possibilita é atrair leads para seu site, blog ou até mesmo para sua fan page e muitas vezes atrair possíveis compradores que nem sabem que precisam do seu produto.

Investir no Facebook Ads te traz inúmeros benefícios desde acompanhar de perto cada uma das suas campanhas. Como a evolução, se estão trazendo resultado e até mesmo ficar mais próximo de seu clientes.

 

Definição dos objetivos dos anúncios

A definição dos objetivos para montar uma campanha, vai depender muito da sua estratégia e do que você está buscando com esses anúncios.

Você pode estar buscando aumentar o número de curtidas, vendas, leads, gerar conhecimento da sua marca, enviar pessoas para seu site, obter mais visualizações. Existem vários objetivos para se querer utilizar o Facebook Ads, mas para que não faça isso da maneira errada é necessário que você tenha um planejamento e a certeza do que a sua marca precisa.

Por exemplo, se você quer gerar leads, é preciso acompanhar acompanhar algumas métricas como: custo por lead, qualidade das leads, taxa de conversão da landing page e, principalmente, o ROI no final das contas. É fundamental acompanhar cada

Para que seu anúncio dê certo você precisa primeiro precisa conhecer seu público alvo a fundo. Você precisa saber o que vai oferecer a eles qual o tipo de conteúdo que vai chamar a atenção deles, o que eles buscam e o que a sua marca pode oferecer.

 

Tipos de anúncios no Facebook Ads

No Facebook você pode criar anúncios que vão aparecer tanto na lateral direita no desktop, ou na feed de notícia do desktop e do celular.

O anúncio que aparece na lateral direita do desktop podem aparecer tanto na página principal do perfil e no feed de notícias. Mas lembre-se este só pode ser exibido no desktop.

O que aparece no feed de notícias é mostrado em meio a outros conteúdos e este pode ser visto quando o Facebook é acessado pelo celular.

Bom já falamos onde seu anúncio pode aparecer então agora vamos para os tipos de anúncios.

1 – O primeiro que vamos falar aqui é de curtir pagina este é quando o profile da sua página fica em evidência no feed de notícia e o usuário pode curti-la diretamente pelo anúncio.

2 – Page post ad ou post da página é quando uma postagem fica em evidência e o usuário pode se tornar um fã por meio dele.

3 – Page like sponsored story este mostra as páginas em seus amigos curtiram e assim você também pode se tornar um fã da fan page.

4 – Interação com publicações da página é quando seu amigos curtiram ou compartilharam algum post e esse mesmo post aparece para você e assim você também pode interagir com o post e tornar-se um fã da página.

5 – Anúncios em aplicativos de jogos.

 

Como anunciar

Estar em evidência no Facebook e ser visto por seu consumidores é o que todos nós buscamos. Para ajudar empresas de todos os tamanhos o Facebook Ads criou uma ferramenta para todas possam montar anúncios dentro da rede social e ela atende cada perfil.

  • Impulsionar publicação: Nesta modalidade você só precisa escolher umas das postagens já publicadas em sua página e clicar em impulsionar. Esta é uma maneira rápida e fácil de divulgar.  Mas infelizmente este tipo de publicação tem algumas limitações com relação às informações apresentadas, pois o que ela mostra são envolvimentos e pessoas alcançadas.

 

  • Ads manager: Esta é a forma mais popular entre pequenas e médias empresas. Nele o usuário pode escolher vários anúncios oferecidos pelo Facebook Ads.

  Para saber mais sobre este tipo de publicação basta você clicar no botão ‘Gerenciador de Anúncios’ em seu Facebook. A sua    diferença para o impulsionar é que ele traz várias métricas e análise de resultados.

 

  • Power editor: Esta já é uma ferramenta robusta para gestão de campanhas no Facebook Ads. Ele é mais utilizado por grande anunciantes, para que eles possam fazer uma gestão com mais rapidez.

 

Personalização de público no Facebook Ads

A personalização de público é para ajudar na criação de campanhas feitas dentro do Facebook Ads. Esse público personalizado é uma lista de clientes que você pode criar ou utilizar uma lista já existente.

Existem quatro maneiras diferentes de se criar um público personalizados, então vamos falar um pouco de cada um deles.

 

  • Escolha de arquivo: neste primeiro é onde você pode escolher um arquivo ou copiar e colar, este arquivo deverá ter os contatos de seus clientes ou de uma base de leads da sua newsletter. Com estas informações o Facebook Ads irá estabelecer uma conexão com os usuários da Facebook.

  Outra opção que ainda se encaixa neste mesmo parâmetro é o de importar direto do mailchimp.

  • Tráfego no site: aqui você precisa criar um pixel no Facebook Ads para que então criar um público personalizado de pessoas que fizeram algum tipo de ação dentro do seu site. Com esse pixel você consegue medir e até otimizar seu anúncio com conversão para o site.
  • Atividade em aplicativo: bom aqui você pode criar uma lista quando alguém executar alguma interação em seu aplicativo ou jogo.
  • Envolvimento no Facebook: neste você pode criar uma lista de contatos com as pessoas que são envolvidas com conteúdos em sua página no Facebook e uma coisa bem interessante com esse tipo de envolvimento é que ele te permite alcançar pessoas que interagiram com seu conteúdo anteriormente. Esses envolvimento podem acontecer através de vídeos, anúncios de cadastro ou até mesmo de pessoas que interagiram diretamente com sua página.

 

Diferenças entre Facebook Ads e Google AdWords

Quando falamos em criar anúncios logo lembramos do Google AdWords e do Facebook Ads.

Pensar estrategicamente em modelos de campanhas e qual será nosso objetivo ao escolher uma do dos lugares para focar é decididamente difícil.

Existem diferenças entre essa duas mídias e você sabe quais são?

 

O Google AdWords é o mais conhecido está a mais tempo no mercado e milhares de empresas fazem grandes investimentos em campanhas para sua empresa.

Os anúncios criados no Google AdWords são mais diretos criados para atrair consumidores para seu site ou para alguma promoção. Esses anúncios trazem somente pessoas que estão realmente interessadas em conhecer e comprar seu produto/serviço.

Um problema que tem em criar anúncios no Google AdWords é que pessoas que ainda não tem o problema no qual você resolve não vão buscar conhecer a sua empresa.

 

Facebook Ads é uma ferramenta para criar anúncios dentro do Facebook. Essa ferramenta possui um alcance muito grande, pois é uma das maiores redes sociais com milhares de inscritos.

Com o Facebook Ads seus anúncios podem aparecer em vários lugares da rede social como na feed de notícias do usuário, do lado direito da tela dos desktops e no feed de notícia do celular.

Quando cria campanhas publicitárias com o Facebook Ads você consegue criar anúncio com links externos, onde as pessoas podem ir para seu site ou blog. Outra coisa bem interessante com anúncios no Facebook é que ele permite atrair pessoas para curtir a sua página e mesmo que não esteja interessada ainda no seu produto ou serviço você consegue ir educando esse lead com post relevantes.

 

Gostou deste texto? Já teve alguma experiência com anúncios, conta pra gente aqui nos comentários!

Angélica Rodrigues

Marketing na AdFácil

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