ferramentas-de-otimização

Ferramentas Úteis para a Otimização de processos em Franquias!

A gestão de redes de franquias pode ser facilitada com o uso de plataformas digitais! Conheça algumas Ferramentas de otimização que vão te ajudar a gerenciar melhor a sua empresa.

Uma das grandes vantagens proporcionadas pela Internet é sua capacidade de tornar tarefas mais práticas. A rede revolucionou a rotina de pessoas e a produção de empresas, que agora possuem gestões automatizadas e tecnológicas. O uso de determinadas ferramentas e softwares, desenvolvidos para finalidades diversas, como comunicação, organização de agendas e cálculos de investimento, pode agilizar processos em grandes marcas – até mesmo em redes de franquias, com suas muitas unidades espalhadas em vastos territórios. Separamos algumas plataformas a partir de suas funcionalidades, para que você tenha um primeiro contato com ferramentas capazes de evoluir totalmente a administração da sua franquia. Preste atenção e comece já a pesquisá-las!

 

Gestão Completa: Central do Franqueado

Já pensou em reunir todos os principais processos organizacionais de uma unidade de franquia em um único lugar? A Central do Franqueado oferece um software completo de gestão de franquias, cujo objetivo é simplificar, organizar e aprimorar o funcionamento das unidades de uma rede. Isso tudo através de diversos módulos integrados e checklists, que abrangem as demandas operacionais da loja, bem como por um sistema de comunicação integrado, que aproxima operadores e franqueadores. Do treinamento de funcionários, à compra de mercadorias para a produção dos produtos, a Central é uma plataforma bastante versátil e não exige o uso de todas as suas funcionalidades, permitindo a contratação de módulos específicos.

 

Comunicação Interna: Team Viewer, Skype, Whatsapp

Se a maior dificuldade existente na sua franquia é a comunicação interna e a transmissão de informação entre franqueadores, franqueados e funcionários, talvez algumas ferramentas voltadas especialmente para isso sejam a solução para agilizá-las. O Team Viewer, próprio para grandes equipes, permite a fácil conexão entre dispositivos e a realização de grandes reuniões online: tudo isso sem a instalação de nenhum software. O Skype, conhecido software de conferências de vídeo, oferece ótima qualidade em chats de vídeo e pode ser utilizado com segurança no mundo todo. E, não o subestime: para conversas rápidas e pontuais, o famoso Whatsapp acaba sendo bastante eficiente para uso durante uma rotina cheia e movimentada.

 

Organização: Ferramentas gratuitas do Google, Trello

A organização faz parte de uma rede bem-sucedida. Seja ela para reunir checklists de afazeres, ou para a elaboração de planilhas de investimentos, por exemplo, uma franquia só funciona estando em sincronia. Ser um empreendedor organizado pode parecer, muitas vezes, difícil – mas a única exigência para isso é a paciência, visto que algumas ferramentas gratuitas podem alinhar toda uma gestão. O Google proporciona diversas facilidades online, como o Drive, o Docs, o Planilhas, o Apresentações e o Agenda, cujas produções podem ser compartilhadas com qualquer usuário. Basta criar uma conta do Google e ter acesso a todas essas funções, em qualquer lugar. O Trello também é uma plataforma bastante acessível, propícia para a organização de tarefas a serem feitas. Através de quadros e cards, a distribuição de trabalho fica bastante clara e de fácil visualização.

 

Cálculos: Quick Books Zero Paper, Calculadora de Impostos SEBRAE

Cuidar das finanças é uma área cheia de armadilhas. Qualquer detalhe que passar despercebido pode causar um prejuízo gigante para uma franquia, que demanda investimentos específicos em locais diversos. Por isso, confiar na tecnologia como um braço-direito para tal administração é garantir mais segurança e visão. A Quick Books Zero Paper é um sistema online de controle financeiro para negócios, desenvolvida especialmente para pequenos empreendedores e recém franqueadores. Através da plataforma, é possível organizar o fluxo de caixa, bem como controle de receitas e despesas e através disso, fazer os melhores relatórios para tomadas de decisões. É importante também não esquecer de taxas e impostos, obrigatoriedades que devem ser cumpridas por lei. O SEBRAE desenvolveu uma Calculadora que discrimina valores de tributos embutidos nos preços cobrados sobre serviços e produtos. É essencial deixar tais valores pagos em dia, a fim de evitar futuras complicações com a justiça.

Muitas das ferramentas que apresentamos aqui são pagas e funcionam através de assinaturas mensais ou anuais. Portanto, é importante também observar questões de custo-benefício, específicas da sua empresa. O que realmente é válido para a sua franquia caberá a você e aos seus consultores decidir. Mas, uma coisa é certa: a tecnologia pode ser uma grande amiga de todo tipo de empreendedor. Reorganizar e otimizar a gestão da sua rede é, no fim das contas, aumentar seus lucros – através de um trabalho melhor direcionado.

 

Gostou deste texto? Já teve alguma experiência com anúncios, conta pra gente aqui nos comentários!

Angélica Rodrigues

Marketing na AdFácil

3 comentários em “Ferramentas Úteis para a Otimização de processos em Franquias!

  1. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito e explicativo,
    adorei. obrigado pelas informaçoes.
    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *