Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Estratégico!

O que é monitoramento de redes sociais?

Monitoramento de redes sociais é basicamente você cuidar dos variados meios de comunicação em que a sua marca esteja presente. Isso quer dizer que você tem que ficar de olho em tudo que acontece dentro das mídias, sem deixar nada para trás.

Fazer o monitoramento de redes sociais vai dar a sua empresa uma visão mais ampla dos hábitos e gostos do seu público. Com ele você vai saber o que estão falando sobre a sua marca e isso vai te ajudar a fazer melhorias no seu produto ou até mesmo criar algo novo.

Monitorar o que os consumidores estão falando da sua marca pode te ajudar também a trazer um público mais fiel.

 

Monitoramento de redes sociais estratégico

A palavra estratégia é muito conhecida por quem gosta de cuidar da sua marca. É algo indispensável para uma boa performance no mercado e perante o seu público-alvo.

E com toda certeza uma boa estratégia não deve ficar de fora quando se trata de monitorar a sua marca dentro das redes sociais, pois para que você consiga saber e acompanhar tudo o que está acontecendo é necessário um bom planejamento estratégico.

O monitoramento estratégico da sua marca dentro das redes sociais deve ser muito bem pensado e planejado cuidadosamente para que nada fique de fora, pois é por meio dele que você consegue manter um contato direto com seu público.

Você sabia que através do monitoramento de redes sociais é possível identificar o melhor caminho que seu produto deve tomar? Com ele a percepção da sua marca junto ao público fica muito mais fácil de se reconhecer, pois é através do monitoramento que você consegue acompanhar todos os comentários dos seus seguidores.

Para que você consiga fazer sem que não perca nenhum foco vou te dar 8 dicas que vão ajudar a identificar os principais pontos em que você deve focar quando fazer o monitoramento da sua marca.

1 – Acompanhe as conversas que são relevantes;

No monitoramento de redes sociais você precisar ficar sempre atento a tudo que estão falando sobre a sua marca nas redes sociais, mas principalmente nas publicações que falam mal da sua marca.

Lembre-se que você está cuidando da sua marca, saber o que seus consumidores pensam vai te ajudar a melhorar o que precisa ser melhorado. Sabemos que não é agradável ver reclamações sobre a nosso produto ou serviço, mas veja isso como uma forma de melhorar cada vez mais o que oferecendo a seu público.

Uma coisa sobre o consumidor é que muitas vezes ele tem uma visão maior sobre o uso do produto que nós, então fique atento.

2 – Evite atritos com consumidores da sua marca;

Não crie atrito com os consumidores da sua marca por conta do que estão falando sobre ela. Pense que obtendo a opinião dos seus consumidores, mesmo que negativa, ela pode ser uma forma de aprimorar seu produto ou até mesmo criar um novo.

Lembre-se sempre de responder seu público de forma centrada e sem ofender. Seja o mais atencioso e nunca deixe qualquer comentário sem resposta.

3 – Identifique os influenciadores;

Sabemos que sempre tem aquelas pessoas que conseguem influenciar outras pela internet ou que simplesmente de postar algo consegue se tornar influenciadora.

Então identifique aquelas que são influenciadores da sua marca e mantenha um relacionamento com elas que seja bom para os dois lados. Busque conquistar um influenciador para sua marca, ela vai te ajudar a manter a sua imagem sempre em alta.

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4 – Mapeie e acompanhe detratores;

Lembra que na primeira dica falei sobre como é importante levar em conta as opiniões dos consumidores? Mas uma coisa é que você deve tomar cuidado é com quem vê defeito em tudo ou até mesmo naqueles comentários que seguem uma linha de discussões que nunca acaba.

Então tente identificar aqueles que são detratores pessoas que ficam tentando difamar a sua marca. Tome cuidado com o que vai responder e assim que ver que a discussão acabou para você que não adianta falar que ele não vai parar, bloqueie e coloque um fim.

5 – Proteja a reputação e imagem da sua marca;

O monitoramento de redes sociais é exatamente para isso para que você consiga proteger a sua marca e consolida-la cada vez mais no mercado.

Para que você possa proteger a reputação da sua marca, é preciso que tome alguns cuidados.

Como tome cuidado com as imagens e assuntos postados na página das redes sociais, não entre em discussões sem sentido e o cliente sempre tem razão. Tenha bom senso ao cuidar da imagem da sua empresa ela é muito importante não só para você, mas para quem a segue também.

6 – Fique de olho na concorrência;

Para se planejar, é fundamental saber como anda a outra empresa para manter a sua sempre atualizada.

Quando digo isso não é para ficar copiando tudo que o outro faz, mas é para você ser mais criativo e tentar antecipar os passos dele.

É muito bom saber o que o público está falando da concorrência, pois muitas vezes a sua marca pode acabar sendo mencionada e se estiver sempre atento você não será o último a saber.

7 – Conheça preferências e necessidades do seu público alvo;

Outra coisa muito boa que o monitoramento de redes sociais pode te trazer é conhecer melhor o que seu público está querendo.

Muitas vezes achamos que estamos atendendo todas as necessidades que nosso público precisa, mas a realidade pode ser outra. Então monitore e cuide de cada passo que seu consumidor está dando em direção contrária a sua marca, pois se ele está andando para o outro lado significa que precisamos melhorar.

Esta deve ser uma preocupação que você deve cuidar para querer crescer e não ficar se lamentando. Com o monitoramento nas redes sociais você vai conseguir saber as preferências do seu público e assim buscar melhorar seu produto ou serviço para atender as necessidades do consumidor.

8 – Preveja tendências de mercado;

Esse assunto é algo que você deve sempre ficar atento e não pode ficar de fora da estratégia de monitoramento das suas redes sociais.

Saber como o mercado anda e buscar as tendências dele é a melhor forma de ficar por cima quando falamos em atender seu público.

Posso ter deixado essa por último, mas é algo que você não deve deixar de buscar no monitoramento.

Para você saber as tendências de mercado você não deve ignorar nenhum assunto que envolve o seu negócio. Fique sempre por dentro dos assuntos e pesquise sempre as palavras que mais tem a ver com seu negócio.

Angélica Rodrigues

Marketing na AdFácil

4 comentários em “Monitoramento de Redes Sociais Estratégico!

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